sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Anime: Psycho-Pass - Primeiras impressões

É impressionante a quantidade de bons animes que tem sido lançada nesse último trimestre de 2012. A minha intenção inicial seria falar aqui sobre Shinsekai Yori ou Zetsuen no Tempest, mas hoje, meio que por milagre, os cliques me levaram a essa maravilha que é Psycho-Pass (サイコパス Saiko Pasu)! Veja por quê:
Observações: 1 - Não vou fazer aqui uma resenha focada no público que acompanha animes obstinadamente, mas um olhar sobre esta que é uma obra interessante para o público em geral, por tanto, pode ler sem medo de ser feliz! 2 -  Contem detalhes do enredo, mas só do episódio 1.
Uma coisa que sempre me deixou maravilhado no universo dos animes e mangás foi a capacidade/habilidade/facilidade (!) dos japoneses ao criarem universos ficcionais tão verossimilhantes cujas próprias e implacáveis leis são tão brilhantemente costuradas à trama. Psycho-Pass, por exemplo, se passa num futuro possível (aproximadamente 100 anos adiante) e tem como enredo a rotina de policiais e "justiceiros" na luta contra o crime mais interessante que eu já vi (gomenasai, heróis Marvel e DC!).

Nessa época é possível se determinar o fator de tendencia criminosa de um indivíduo e, dependendo do resultado, puni-lo adequadamente (de acordo com as leis da realidade do enredo). No episódio 1, "Coeficiente Criminal", vemos a inspetora recém formada Tsunemori Akane em sua primeira missão. Assim somos apresentados à execução da lei. A arma utilizada é a Dominator, que faz uma leitura do psycho-pass dos sujeitos e seu julgamento (no qual os oficiais parecem acreditar cegamente) é o que determina as ações básicas do policial.


Porém esta análise é quantitativa e é aí que o bicho pega!
Esta não é a primeira história em que eu vejo a eliminação de indivíduos potencialmente problemáticos para a sociedade (ou a lógica de "cortar o mal pela raiz") como uma solução viável - desesperada, mas tendo lá suas razões - para o fim da violência. Coisa que, na minha opinião, é um grande equívoco. Será suficiente um julgamento com base apenas nas potencialidades das pessoas para considerá-las como ameaças? É possível que o próprio sistema condicione suas vítimas. Observe o discurso que introduz Okura Nobuo, o criminoso do episódio um:

"Até hoje vivi uma vida mais séria do que qualquer um. Andei minha vida toda sobre vidro, tentando meu melhor para não incomodar ou chatear ninguém. Mesmo assim, um detector encontrou um problema em mim e já era! Já me tratam como criminoso. Acabou pra mim. Agora que estou nessa é o fim. Emprego, casamento... é tudo impossível agora. (...) Por isso agora farei tudo que quero. Vou pegar tudo que quero!"
Eu acho que não. E nesse ponto Psycho-Pass surpreende! Akane (a protagonista feminina) tem a mesma motivação que os outros personagens: manter a lei e a ordem. Mas é justamente sua humanidade que a faz entrar em conflito com os objetivos primários de seus colegas. Ela se posiciona de maneira a questionar o julgamento da Dominator - atitude típica de recém-formados em todas as profissões, que saem da academia com uma visão totalmente diferente da realidade - e demonstra coragem para fazer o que acredita ser certo ao invés de ser uma simples marionete da lei. A Dominator aqui simboliza a imparcialidade da justiça, a sua "cegueira", enquanto a inspetora Akane representa a fatia de oficiais da lei que tem um olhar mais humano perante os criminosos.

Dominator
Em certo momento é dito que a criminalidade é transmissível e é aí que eu entro em acordo com o anime e me apaixono de vez! O primeiro caso do infinito de possibilidades da trama trata de um sequestrador e sua refém, a qual passa a ser considerada pela Dominator como uma criminosa em potencial após ser exposta à violência numa situação tão extrema que faz seu lado psicopata aflorar.


Agora a refém é um indivíduo que foi condicionado pelo meio, o que quebra a lógica da violência que há dentro de todos nós. A Dominator atualiza constantemente seu julgamento, o qual está preso ao status atual de quem está sob sua mira. Isto seria uma falha no roteiro ou na lei dos homens em si? Todos nós temos nossos momentos de violência potencial, mas será que um evento isolado realmente nos define como bandidos? Akane vê essa possibilidade e impede a punição mais que severa da refém - logicamente ela não receberá os parabéns por isso!

Com essa "narrativa" eletrizante e seu character design* sedutor, Psycho-Pass é deslumbrante para os olhos e para a mente. Além disso, a dinâmica dos enquadramentos conta com uma animação belíssima e muito bem colorida. As cenas de ação são embaladas por música eletrônica e scores** dignas das grandes produções de cinema dão o toque final de dramaticidade aos diálogos. Há também outros aspectos e personagens igualmente interessantes a serem vistos neste anime que tem motivos de sobra para ser amado por todos nós e acompanhado assiduamente pelos milhares de fãs que certamente irá conquistar.



FICHA TÉCNICA
Lançamento: 11 de outubro de 2012
Número de episódios: 11/23
Estúdio: Production I.G

Episódio 1 online

*design dos personagens
**componentes da trilha sonora

2 comentários: