sexta-feira, 29 de março de 2013

Poucas e boas (músicas)

Hoje eu conheci a banda Twenty | one | pilots, através da canção Trees no SoundCloud da gravadora Fuelled By Ramen (a mesma de Paramore, Panic! At the Disco e Fall Out Boy). Gostei tanto que corri pro YouTube para ver se tinha videoclipe, mas tinha uma coisa muito melhor: a apresentação deles, que você confere abaixo.


Enquanto assistia o vídeo, com fones de ouvido para abafar as porcarias que meus vizinhos estão ouvindo nesta pseudo-religiosa sexta-feira da paixão, me veio uma voz na cabeça reclamando porque eu aparentemente dou atenção demais a músicas internacionais. Aí eu fiquei puto. Ora, eu teria sido muitíssimo feliz se na minha adolescência eu tivesse tido a oportunidade de ouvir um som como o de Twenty | one | pilots, de ter ido a um show como esse, aqui no Brasil e com artistas que cantassem em português. Mas acontece de no nosso país as coisas serem muito 8 ou 80: ou as músicas são baixas demais, ruins demais (como as dos meus vizinhos), ou são herméticas demais. 

Sim. Falta o caminho do meio. Não temos músicas bem feitas e despretensiosas para se ouvir e se dançar que não falem de sexo, bebedeira ou dores de cotovelo poeticamente abordadas. Não para adolescentes, e isso eu digo porque a adolescência é o caminho do meio! E por causa dessa nossa "cultura" do sexo, ela (a adolescência) está chegando cada geração mais cedo.

Você acha que estes adolescentes e pré-adolescentes do vídeo acima trocariam a emoção que tiveram durante a apresentação de Trees pelas coisas que a gente tem aqui? Repararou como eles acompanham o vocalista? É muito diferente da fissura animalescamente sexualizada que infelizmente nossas adolescentes têm por Luan Santana, por exemplo. Então sim, seguindo esta linha de raciocínio, levando em consideração a nossa carência de bons artistas e boas músicas voltadas para o público que está em sua fase mais conflituosa da vida, eu prefiro sim artistas internacionais. Não só prefiro, como recomendo, inclusive para meus alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário