quarta-feira, 31 de maio de 2017

Antiwave



Existe uma lei no universo - alguma modalidade da gravidade - que garante que certas coisas aconteçam, independentemente do quanto ignoramos ou tentamos fugir delas. Essa lei diz "se algo tem que acontecer, isso vai acontecer independente das circunstâncias." Embora muito se acredite em intervenção divina e muito se desacredite também, essa lei está aí na cara da gente. Posso dar como exemplo aqueles milionários que acabam ficando pobres. Ou gente que do nada acaba ficando ricaço (esse segundo exemplo, embora muito menos frequente, não deixa de ilustrar o que quero dizer. Outra coisa que funciona assim é a morte. Mesmo com o alucinante avanço tecnológico na medicina, a gente ainda tem que morrer (que saco!). Vou chamar essa lei de Lei da Inexorabilidade.

Pois bem, certa vez estava eu no Tumblr, como milhares de vezes, rolando milhares de fotos e textos pela tela. Obviamente não há como lembrar de cada foto que já vi, cada texto ou frase que já li. Sei que em algum lugar no meu cérebro, em algum sub-nível de consciência, deva ficar alguma espécie de armazenamento de baixo consumo de espaço, tipo um cache, que me dá a impressão de eu já ter visto certas coisas em algum lugar. Numa dessas horas de ócio e procrastinação no Tumblr, eu li um trecho interessante de um livro que eu até reparei no título, mas fiquei naquela de "ah, eu nunca vou ter tempo de ler isso". Li e gostei mesmo, mas a vida seguiu.

Mil anos depois, estava eu de plantão na escola onde trabalho com uma aluna que havia faltado a uma prova de química. Eu estava aplicando a prova. Ela era novata e eu geralmente tenho pouco a nenhum contato com novatos. Ainda mais do ensino médio, que só vejo uma vez por semana. Então, essa menina me viu falando com outros alunos, que estavam de detenção comigo, sobre desenho (porque eu tinha acabado de mostrar um desenho que fiz e que me orgulhei muito). Essa menina vai e fala "professor eu tenho que atualizar minha história no Wattpad" e eu "OI?".

Daí é fácil presumir que achei o tal livro do Tumblr, Secrets of the antiwave, de Skyler Clarke. Não sei sustentar um mistério por muito tempo, tudo bem. Mas gostaria de deixar registrado aqui que foi assim que eu percebi a tal lei da inexorabilidade e que é impressionante a complexidade da rede de fatos que jogou de volta o livro na minha cara, dizendo "você vai ler sim!", aqui na fila do banco, onde eu poderia estar vendo qualquer outra coisa na internet.

Quer apostar que se eu largar essa leitura agora, ela volta pra mim num futuro inesperado?

Imagem: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário