terça-feira, 16 de outubro de 2012

"You cover me?"

Eu sempre gostei de conversar sobre covers. Sem aquele mimimi de o artista original ser insuperável, simplesmente é bom ter a mente aberta para reconhecer que o artista que canta aquela sua música favorita pode sim ser superado por outra pessoa - pelo menos em termos de técnica.
Para o bem ou para o mal, fazer covers/versões sempre será algo delicado. Alguns artistas eternizam canções já consagradas, outros, arruínam (podem me crucificar, mas isso ta ridículo) o que é bom , e outros, fazem uma verdadeira mágica com trilhas inicialmente sem (tanto) potencial - coisa que dá origem às mais polêmicas/controversas/discutíveis listas. A internet sempre foi uma grande amiga de quem, como eu, curte covers; você pode encontrar de tributos bem sucedidos a tirações de onda. Os exemplos são quase infinitos, e muitos de tão inusitados, ficam até bons!

Hoje, os links me levaram a um cover bem peculiar. A canção de Aaliyah com Timbaland, Are You That Somebody (1998) ganhou um cover pela banda Gossip, através do qual eu a conheci. Só que Beth Ditto, apesar de ter um vozeirão que eu respeito muito, já é uma cantora profissionalíssima, genial até, com gravadora, vários fãs no mundo todo, e tudo mais. MAS foi graças às sugestões do YouTube que a mágica aconteceu: Tiffyiffyiffy! (E essas não são palavras mágicas, é o suposto nome da menina que canta e toca no vídeo abaixo).




A voz da menina é tão potente que parece estar desesperada pra sair da garganta. É possível ver que ela não força pra ser afinada, muito pelo contrário: ela se controla pra não soltar a fera que tem nas cordas vocais! É uma maravilha! Não é de hoje que vemos anônimos fazendo covers e ganhando espaço na internet. Isso é uma coisa fantástica. É um privilégio ter acesso ao trabalho de pessoas tão talentosas ao redor do mundo. De Stand By Me a Creep, de Paparazzi a Call Your Girlfriend, um viva às pessoas e seu potencial de encantar o mundo através dessa Caixa de Pandora que é a internet!